Câncer está no estágio 9 da escala Gleason, um dos níveis mais agressivos da doença, segundo avaliação médica
Joe Biden, de 82 anos, ex-presidente dos Estados Unidos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase nos ossos. A informação foi divulgada neste domingo (18) por seu gabinete, que confirmou a gravidade da condição. O câncer está no estágio 9 da escala Gleason, um dos níveis mais agressivos da doença, segundo avaliação médica.
O diagnóstico foi confirmado na última sexta-feira (16), após Biden apresentar sintomas urinários. Exames constataram a presença de um nódulo, e testes adicionais revelaram a disseminação das células cancerígenas para os ossos. Apesar da gravidade, o comunicado afirma que o câncer é sensível a hormônios, o que permite um tratamento mais eficaz.
O gabinete informou que Biden e sua família estão discutindo com a equipe médica as opções de tratamento disponíveis. A notícia levanta novamente preocupações sobre a saúde do ex-presidente, que já havia enfrentado questionamentos nesse sentido durante sua gestão na Casa Branca.
Em 2024, durante a campanha eleitoral, Biden teve desempenho abaixo do esperado em um debate com Donald Trump, agravado por sinais de cansaço e resfriado. O episódio intensificou dúvidas sobre sua capacidade de buscar a reeleição.
Pouco tempo depois, Biden anunciou sua retirada da disputa e declarou apoio à então vice-presidente Kamala Harris, que acabou sendo derrotada por Trump nas eleições presidenciais. (Com AnsaFlash)