Investimento em pesquisa e inovação do Governo “brota” nos campos da Showtec em Maracaju

Secretário Jaime Verruck participou ontem (20) da abertura da feira de tecnologias agrícolas, na Fundação MS em Maracaju – Assessoria/Semadesc

Uma junção entre o investimento, parcerias entre a iniciativa pública e privada e a pesquisa para a evolução da produtividade. Assim pode ser definida a Showtec 2025, segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, que participou ontem (20) da abertura da feira de tecnologias agrícolas, na Fundação MS em Maracaju. Com mais de 100 expositores distribuídos em 120 mil m2, a feira é a maior vitrine de tecnologias do Estado. Até amanhã (22), a Arena Showtec, na Fundação MS, receberá palestras sobre manejo sustentável, demonstração de tecnologias aplicadas ao campo e tendências do agronegócio.

Além das palestras, os visitantes do Showtec 2025 terão acesso a espaços interativos e poderão acompanhar de perto as últimas novidades do agronegócio, lançamentos de tecnologias e outras atrações. Também estiveram presentes ao Showtec, o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, o diretor-presidente da Iagro Daniel Ingoldo, e o diretor-presidente da Agraer Washington Wilemann.

A Fundação MS também recebe recursos estaduais para pesquisas de novas tecnologias na área de milho e soja, oriundos do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja).

“A feira tem a representatividade da aplicabilidade da pesquisa, porque a gente faz todo financiamento através do Fundems para a aplicação em pesquisa que possa ser adotada no Estado inteiro, e a feira, ela vem representar exatamente os resultados”, salientou Jaime Verruck.

Ele destacou que a Showtec está dentro da estratégia da Semadesc de diversificação da base produtiva e aumento de produtividade dos produtores. “A feira integra duas áreas fundamentais dentro da Semadesc, que é a Secretaria de Agricultura e Pecuária e a de Ciência e Tecnologia. Então o evento é um resultado mostrando que a própria forma que nós pensamos, estrategicamente, do desenvolvimento agrícola do Estado”, enfatizou.

“Aqui é uma junção entre investimento e pesquisa, parceria do setor público e privado, e aumento da produtividade, que muitas vezes é o que o Governo pensa para o setor agrícola. O que a Showtech representa através da Fundação MS, e que na verdade nós temos que permanentemente evoluir na produção agrícola, chegando na produtividade, mas também nas técnicas de produção. Isso é testado a campo, não é teoria, é um teste empírico com o apoio do governo de Estado”, pontuou.

Pacto pela Inovação

Durante o evento, o governador do Estado, Eduardo Riedel, acompanhado pelo secretário da Semadesc Jaime Verruck, e o presidente da Fundect, Márcio Pereira, assinou com o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan o “Pacto pela Inovaçao de Maracaju” – PLANTAR. O termo visa unir os atores do ecossistema de inovação em um movimento para promover e fomentar a transformação da cultura da inovação no município.
A meta é que a sociedade, por meio dos empreendedores, empresas, instituições de apoio, organizações não governamentais, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, governo, universidades, escolas técnicas, canais de comunicação e pessoas naturais, executem ações integradas para tornar o ecossistema Local de Inovação de Maracaju reconhecido como polo integrador de ações e tecnologias inovadoras para o agronegócio e negócios locais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.