Papa Leão realizará seu primeiro consistório público ordinário em 13 de junho
O Vaticano anunciou que o papa Leão realizará seu primeiro consistório público ordinário em 13 de junho, voltado à discussão de causas de canonização. A data foi incluída no calendário oficial de junho, divulgado por dom Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.
A convocação dá continuidade ao desejo já manifestado pelo papa Francisco em fevereiro deste ano, durante sua internação em Roma. Na ocasião, ele assinou a ordem para um consistório, demonstrando intenção de tratar das canonizações previstas para 2025.
Com a morte de Francisco em abril, os planos anteriores foram suspensos. A canonização do beato Carlo Acutis, inicialmente marcada para 27 de abril, foi adiada. Agora, a expectativa é que o novo papa e o prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, cardeal Robert Prevost, definam nova data para a cerimônia.
Além de Acutis, que poderá se tornar o primeiro santo “millennial” da Igreja, devem ser discutidas as canonizações de Giuseppe Gregorio Hernández Cisneros, leigo venezuelano, e Bartolo Longo, também leigo, nascido na Itália.
O último consistório de Francisco ocorreu em dezembro de 2024, quando criou 21 novos cardeais. O encontro de junho será o primeiro sob o pontificado de Leão, abrindo caminho para decisões importantes na agenda de santificações da Igreja. (Com AnsaFlash)