14/07/2025 - 13:40
InícioEducaçãoEm encontro de educação, Longen destaca necessidade transformar ensino para atender as...

Em encontro de educação, Longen destaca necessidade transformar ensino para atender as demandas atuais 

Ao participar da abertura do Meeting Internacional de Educação do Sesi, nesta quarta-feira (25/06), o presidente da Fiems, Sérgio Longen destacou a importância de transformar o ensino para atender as demandas atuais. O evento reúne especialistas, educadores e empresários do setor industrial para debater o futuro da formação em Mato Grosso do Sul.

Além da abertura, na ocasião, foi realizada a reunião aberta do Comitê Empresa-Escola. Para o presidente da Fiems, responsável pelo Cempe, o espaço de diálogo e colaboração entre o setor produtivo e instituições de ensino serve para alinhar a educação às demandas do mercado de trabalho e impulsionar as discussões do Meeting.

“Há dois anos o comitê debate exatamente as direções para avançar na educação com pessoas que realmente conhecem o assunto e isso será demonstrado aqui. Entendemos que o debate representa um avanço importante não só no Mato Grosso do Sul, como no Brasil. Percebemos a dificuldade dos jovens de encarar o atual modelo de educação e entendemos a necessidade de um ensino mais moderno que atenda os anseios e as necessidades da sociedade”, defende Longen.

O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância de ter o setor produtivo como parceiro no debate sobre ensino. “A Fiems como instituição empresarial tem a responsabilidade de construir junto um modelo educacional que possa fazer diferença na vida das pessoas e construir com o mercado. Estamos produzindo conhecimento e informação para que essas pessoas estejam inseridas dentro da sociedade da melhor forma possível. A nossa evolução na educação é um processo contínuo de investimento dia a dia e passa por uma remodelagem completa, a partir da compressão da velocidade e dos rumos que a sociedade está tomando com todas as novas ferramentas que estão disponíveis”.

Superintendente do Sesi e vice-presidente do Cempe, Régis Borges, destacou a amplitude dos diálogos sobre educação. “Nunca tivemos em um momento tão oportuno para o debate sobre Educação. Isso está acontecendo em todo Brasil e também no exterior, porque muitas vezes se faz educação com fórmulas que se aplicavam há muito tempo e não se aplicam mais. O mundo mudou, as pessoas mudaram e a geração é nova. O que vemos de fato é a busca por novas formas de aprendizado e novas formas de transformar o ensino em resultados práticos”.

Durante o evento, também foi anunciada parceria com a Universidade de Turku, na Finlândia. Conforme a coordenadora de Educação do Consulado da Finlândia, Sanni Haka, as trocas podem ser muito promissoras. “Esse tipo de evento é muito importante. A Educação na Finlândia é a base de tudo, da sociedade e do desenvolvimento, principalmente em um país tão pequeno como o nosso. Nós podemos contribuir trazendo conhecimento político, exemplos de boas práticas em organização, como a questão de condução dos professores, em que nós investimos muito. Os professores são o segredo da nossa educação”, destacou.

Para o secretário de Estado de Educação, Helio Daher, a parceria pode contribuir para transformar a gestão da educação pública. “A Finlândia é uma referência em educação e emprega isso com o produto deles. Fomos até lá para entender e estudar o que pode ser absorvido aqui, obviamente adaptando a realidade brasileira. E o Sesi sempre foi muito parceiro no sentido de fazer essa ponte, entre o que é ofertado com qualidade lá fora e o que podemos trazer para a gestão pública. É muito importante essa iniciativa de apresentar uma solução para gestão pública”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais Populares